quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ver...mas com olhos para ver


Ontem, e mesmo hoje, utilizei nas aulas um dvd que foi enviado para o colégio, tendo como público-alvo os alunos de 12º ano. Público-alvo, pois trata-se de um concurso através do qual se pretende mobilizar diversos saberes, com o próposito de APAGAR os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Em Setembro de 2000, os dirigentes mundiais reunidos na Cimeira do Milénio reafirmaram as suas obrigações comuns para com todas as pessoas do mundo, especialmente as mais vulneráveis e, em particular, as crianças do mundo, a quem pertence o futuro. Comprometeram-se, então, a atingir um conjunto de objectivos específicos, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que irão guiar os seus esforços colectivos nos próximos anos no que diz respeito ao combate à pobreza e ao desenvolvimento sustentável.

Uma sigla pequena para uma Carta, repleta de princípios nobres, mas nada mais que princípios...
Sim, é planeando que depois se age, com consciência e firmeza. Mas o agir, duma forma quase cirúrgica, é essencial, é fundamental...

Digo, desde que me lembro das minhas primeiras aulas, que se deve ensinar a pescar; nunca, mas nunca dar o peixe...
Mesmo que a "cana" seja frágil, pequena e mesmo que se ouça, em surdina, o peixe a ser pescado, acredito, piamente, que o esforço valerá a pena.

Visitem o site e vejam o documentário (www.del8.com).

Sejam pescadores! :)

1 comentário:

Mário disse...

Ficamos contentes porque o documentário está a ser visto... com olhos de ver!

Obrigado aos professores por apoiarem este projecto, divulgando-o junto dos alunos.

O desafio é mesmo esse que escreveu neste tópico: ensinar a pescar! A questão que se coloca é: com que cana? Com que anzol? Queremos ou não transformar umas quantas coisas que achamos que não estão bem?

Bom ano lectivo!
Boas ideias!
Bons pensamentos... porque os pensadores são os que fazem a diferença!

Parabéns pelo blog!

P'la equipa DEL8
Mário Linhares